Você está em: Comunidades / /

A Pessoa Peter Drucker

Tags:

++"A gestão nunca se esgotou nos negócios"++

Jorge Nascimento Rodrigues com Peter Drucker
em Outubro de 1997

O «pai» da gestão está com 88 anos. Mas continua a trabalhar, inspirado nas palavras de Verdi, que o impressionaram em miúdo na Áustria (ver Máximas). Continua a ensinar na Claremont Graduate School, na cidadezinha onde vive, perto de Los Angeles. Tem um programa de Gestão para Executivos e um MBA para gestores com experiência.

Acaba de publicar na revista «Foreign Affairs» mais um artigo seu sobre "A Economia Global e a Nação-Estado" (edição de Setembro/Outubro 97). Se lhe perguntarem como ocupa os tempos livres, ele responde invariavelmente "Quais?".

Não tem secretária pessoal, responde ele próprio aos faxes que recebe. Usa desde há muito uma máquina de escrever electrónica, que complementa com a escrita à mão. Responde em tempo útil, por vezes na hora, como o fez agora uma vez mais. Não cultiva o distanciamento aristocrático de muitos gurus. Fomos encontrá-lo num ano em que deu "entrevistas de mais", confessa-nos. A conversa foi por isso curta.


Como gostaria de ser recordado?

PETER DRUCKER -- Desde há muito que decidi que gostaria de ser lembrado pelo impacto que tive nas pessoas e na sua vida concreta - junto de estudantes, clientes e leitores. Confesso-lhe que os meus melhores momentos - e são muito frequentes! - acontecem quando recebo uma carta ou um telefonema que começa assim: «Provavelmente não se lembra de mim - fui seu aluno há trinta e cinco anos», ou «sou seu leitor, acabo de ler...». E concluem:«O que me disse há 35 anos - ou o que li no seu livro tal e tal - mudou completamente a minha vida».

Jack Beatty disse-me que sugeriu que o título do livro sobre a sua vida e obra não se intitulasse «Dr. Management», como estava originalmente previsto, e que lhe deu a sensação de que não gostaria "de ser identificado com o sistema". Porquê?

DRUCKER -- Eu tenho escrito e dito, ao longo de mais de 40 anos, de que a gestão não é (só) gestão de negócios. Mas que é o «orgão» genérico da organização moderna, e, inclusive, que os sectores não empresariais necessitam da gestão ainda mais do que os negócios. Digo-lhe mais: pelo menos, desde há 50 anos, que metade da minha actividade tem sido com áreas não empresariais, e sobretudo com instituições não governamentais nem lucrativas. Como, por exemplo, com instituições religiosas - tanto com igrejas protestantes como com dioceses católicas (confesso-lhe que estão em muito mau estado do ponto de vista da gestão) -, hospitais, universidades, orquestras sinfónicas e óperas, organizações comunitárias, etc.. Ajudei a fundar a Fundação Peter F. Drucker para a gestão não lucrativa. Os meus dois livros mais vendidos de sempre não são sobre gestão de negócios - O Executivo Eficaz (1966) e Gerindo a Organização Sem Fins Lucrativos (1990) [este último está traduzido em Portugal pela Difusão Cultural].

Mas qual é o seu segredo, ao continuar perto dos 90 em plena actividade?

DRUCKER -- Não há segredo nenhum. Tanto eu como minha mulher [Doris] somos «workaholics» impenitentes e rivalizamos com o «stress». Doris, que também já passou os 85, começou agora como empresária a dirigir a produção e comercialização de uma invenção sua, e está a dar-se muito bem! (A história deste projecto pode ser lido na revista Inc. de Outubro de 1997).

Escrito por:

Diego M.
Associado da SOL
terça, 19 de outubro de 2010 - 21:11
responder tópico

Olá amor. Meu nome é Miss Innocentia e vi o seu perfil hoje em (http://www.via6.com) e tornou-se interessado em você, eu gostaria que o endereço para que eu possa dar-lhe a minha foto para você sabe quem eu sou. Aqui é meu e-mail (Innocentia_32@yahoo.com) Acho que podemos passar daqui! À espera de seu e-mail para meu e-mail acima. Innocentia. (Lembre-se da distância ou de cor não importa, mas ele gostava de muita importância na vida)

Escrito por:

INNOCENTIA .
quinta, 21 de julho de 2011 - 17:22
responder tópico

Jogando.Net/mu(20)
Participem da Nova Temporada da Jogando.Net/mu em versão Season6 sem bugs e com muitas Novidades.
São mais de 20 servidores hospedados na equipe jogando.net com segurança e diversão garantida, os tais são:
Pvp - Free: 30.000x | VIP: 50.000x
Super - Free: 10.000x | VIP:15.000X
Very Easy- Free: 5.000x - VIP: 7.500x
Hard - Free: 100x - VIP: 150x
Extreme - Free:10x - VIP 16x
War: Fre 1000x - VIP 1500x
Confiram as novidades:
NOVOS KITS OLD SCHOOL ATACK E DEFESA <<<<<<<<<<<<<<<<<
NOVO VIP PREMIUN <<<<<<<<<<<
NOVOS KITS FUSION SUPREMO <<<<<<<<<
NOVOS Shields Power v2 18 opts + Level Master v2
Novos Kits Siege v4 SUPREMO (Set+Arma+Asa+Shield+ Fenrir + 2x Aneis+ 1 Pendant)
Novos Kits Duel v4 - (Excellent+Ancient + level Master)
Novos Shields Power 18opts.
Novas Asas ML+ 5 opt SOCKET
Novos rings sockets (Excellent + opção socket)
Novos Sets de Animes (Com o melhor preço implantado somente no jogando.net)
Novo char: Rage Fighter
Novos itens do novo char
Novos mapas season 6.
Novos PVPs
>> CADASTRE-SE E GANHA 5 DIAS DE VIP <<
www.jogando.net/mu/index.php?s=cadastrar
Mais Informaçãoes e Duvidas, acesse o Site: jogando.net/mu
By:jANAINA XD

Escrito por:

janainaxD r.
nem uma
quinta, 22 de março de 2012 - 18:38
responder tópico






Links Relacionados