Você está em: Comunidades / /

Lugar de mulher é na comunicação empresarial

Tags:

A pesquisa A mulher na comunicação corporativa, da Aberje, confirma a predominância das mulheres na comunicação empresarial. Em 65% das empresas, a maioria das equipes é formada por elas e a metade tem a mesma remuneração que os homens.
Confira a pesquisa nesta comunidade, no item Arquivos (pesquisa_aberje_mulher.pdf).
O que mais atrapalha a mulher como profissional de comunicação? Filhos pequenos? Casamento? Ansiedade? TPM? E o que mais?
Diz aí.

Editada em: quinta, 10 novembro, 2005 - 21:51

Escrito por:

Aldo A.
Professor da ISCOM Instituto Superior de Comunicação
quinta, 10 de novembro de 2005 - 21:11
responder tópico

Oi Aldo!

É, eu já conhecia essa pesquisa. Particularmente, prefiro trabalhar com homens do que com mulheres. Inclusive prefiro ser chefiada por homem do que por mulher. Eu não suporto nem a minha própria TPM, imagina a dos outros... :-) Brincadeiras à parte, sinto que as mulheres em cargos de gerência aparentam ser muito mais estressadas do que os homens e, quando não o são, são inseguras o suficiente para abafarem suas subordinadas para que elas não cresçam e representem uma ameaça. Sei que comportamentos anti-éticos não fazem distinção de sexo, mas estou falando pelo que passei, nesses 10 anos de profissão. Mas, respondendo à sua pergunta, os filhos pequenos certamente são um grande entrave na carreira de qualquer mulher de todas as áreas. Eu ainda consigo viajar para congressos e cursos, por exemplo, porque deixo meu filho com os avós, mas sei que sou uma privilegiada.


Um abraço,

Elis

Escrito por:

Elisângela S.
Assessora de Comunicação da Embrapa Solos
sexta, 11 de novembro de 2005 - 11:31
responder tópico

Olá Aldo, como vai?
Talvez eu não seja uma mulher tão indicada a falar algo sobre esta pesquisa e as indagações acerca do que mais atrapalha a profissional de comunicação; afinal, tenho só 23 anos e nenhuma bagagem sobre a vida empresarial.
Mas, na minha humilde opinião, acredito que os filhos sejam o maior entrave à mulher que ocupa cargos de liderança, os quais exigem muita responsabilidade e tomam grande parte da sua rotina. Pois, em alguns momentos, a mulher terá que optar por se dedicar mais à vida profissional ou pessoal - o que pode gerar conflitos quando se é mãe.
Quanto ao casamento, pode sim influenciar até certo ponto. Mas na medida em que ambos trabalham e buscam seus objetivos, acredito existirem objetivos em comum, como por exemplo, atingir o próprio sucesso e desejar o mesmo ao parceiro.
Por fim, a famosa TPM! Ah, que problema!..Tenho sim, das "brabas". Claro que em alguns momentos as pessoas ao nosso redor podem sentir as consequências. Mas nada que deva abalar a produção e o convívio. Se isso acontecer, é hora de respirar fundo e comer uma barra de chocolate.
Abraço,
Malu.





Escrito por:

Maria Luisa N.
Assessora de imprensa da Medialink Comunicação
segunda, 14 de novembro de 2005 - 17:50
responder tópico

Gente, fiquei assustado com o que disse a Maria, que "os filhos são o maior entrave" à mulher que ocupa cargos de liderança. Filhos são "entrave"?!?!?! Cada vez mais, as próprias empresas percebem que a mulher tem mais sucesso no trabalho quando consegue equilibrar o lado profissional com (algum) tempo pra família. A tarefa é árdua, mas fundamental. Se a carreira entrar no lugar de escolhas afetivas, amanhã ou depois a mulher vai se arrepender. A recíproca é verdadeira: só família, família não faz ninguém completo. O negócio é buscar o tal equilíbrio. Quem dera a prática fosse assim tão fácil, mas vejo esse como um desafio essencial. E, finalizando, digo que gosto de trabalhar com mulheres, em geral as vejo mais sensíveis do que a gente a questões humanas, tão necessárias na nossa área profissional. Atrapalha, eu acho, quando não conseguem (muitas não conseguem) esquecer os problemas em casa.

Escrito por:

Guilherme D.
Sócio-proprietário da Mercado de Comunicação
terça, 15 de novembro de 2005 - 16:40
responder tópico